segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cinema Cubano!!!

Aiiiiii que vontade de contar tudo o que rola por aqui! Hoje pela manhã organizei a coletiva de um cara muito bacana. Um revolucionário! Sabe quando tu adquire tanta coisa boa e fica afim de sair por aí dividindo com as pessoas? Eu já sou ansiosa e aqui em Gramado tô mais ainda.

Então, sobre a coletiva de hoje foi com o Pablo López, vice-presidente de patrimônio da Icaic, Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas. O cara é super humilde, mas é um "cabeção". Ontem de noite o longa "Memórias do Subdesenvolvimento", de Cuba, foi o filme especial da abertura do Festival. E hoje ele conversou com os jornalistas. Além disso o Dario, que é praticamente um "embaixador" da cultura cubana no Brasil, o braço direito do Lopéz aqui, expôs uns cartazes muito legais, produzidos pela galera do próprio Icaic. Uma arte nada comercial, completamente o oposto das tendências das escolas de comunição daqui. Cartazes lindos, com pura semiótica, cartazes revolucionários.

O mais bacana foi conhecer um pouco sobre a história do Cinema Cubano. Além de 2009 marcar os 50 anos da revolução, também marca os 50 anos deste Instituto. Em Cuba o povo vai ao cinema por apenas UM CENTAVO. No Brasil a gente tem que ouvir que meia entrada é "esmola" para estudante. Enfim...prometo contar mais assim que puder... E quando eu conseguir descarregar as fotos coloco as dos cartazes. Mas gente, essa coletiva valeu muitooo a pena. Fiquei com mais vontade de ir a Cuba!

Confira aqui a matéria sobre a coletiva - http://www.festivaldegramado.net/noticia/617

Nenhum comentário: