quinta-feira, 19 de maio de 2011

No Dia do Defensor Público minha homenagem...

Se minha mãe fosse viva com certeza hoje ela diria "vai lá e escreve alguma coisa, tu escreve bonito". Pois é, hoje eu tenho que escrever alguma coisa, pois hoje é o Dia Nacional do Defensor Público.

Se o meu texto vai sair bonito ou não eu não sei, apenas sei que bonito mesmo é o trabalho destes profissionais. Eu sou suspeita para falar (logo vocês vão entender o motivo), mas a sociedade, o povo, reconhece esta instituição!

Este ano o Tribunal de Contas do Estado (TCE) encomendou uma pesquisa sobre o grau de confiança dos gaúchos em relação a sete instituições. Entre elas estavam a Defensoria Pública do Estado, Polícia Federal, Ministério Público, Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas da União. A Defensoria ficou em segundo lugar, perdendo somente para a Polícia Federal, mas desbancou órgãos extremamente importantes para a sociedade, como o próprio Tribunal e até mesmo o parlamento gaúcho, afinal somos nós que elegemos os deputados!

Quer reconhecimento maior que este? Sim, acredito que existe um reconhecimento maior que este. Eu não sou defensora pública, muito menos sou da área jurídica, mas cresci praticamente dentro da defensoria e me sinto no direito de afirmar que o maior reconhecimento para um defensor é quando um cidadão o procura.

Neste Dia do Defensor Público um filme de minha vida se passa aqui dentro da minha cabeça e do meu coração. Muitos sabem que minha madrinha é defensora e que minha mãe trabalhou muitos anos na DPE.

Lembro do dia que fugi de casa com meu avô. Usávamos pijama e saímos da Rua Duque de Caxias para ir até a sede da DPE que ficava na Rua Jerônimo Coelho. Também me recordo da mudança para atual sede da  Rua 7 de Setembro.

É muita história para contar! Mas hoje eu quero é parabenizar todos os defensores públicos e em especial a Dra. Cleomir de Oliveira Carrão. Sim, a minha madrinha, mais conhecida como dinda Cléo.

Em 1994, durante o governo de Alceu Collares, nasceu a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul graças ao trabalho dela e de uma série de colegas que deram vida a esta instituição. Minha dinda foi a primeira Defensora Pública Geral do Estado. Tenho muito orgulho disto, pois além da importância do trabalho dos defensores lá estava uma mulher mostrando que nós (mulheres) podemos!

Eu poderia anexar aqui o seu currículo, contar da vez em que ela foi Subdefensora no governo Olívio Dutra, ou até mesmo de quando foi presidente da Associação dos Defensores Públicos. Mas não acho necessário, pois quem está com 68 anos de idade e ainda trabalha de segunda à segunda com amor e entusiasmo por suas causas, sendo que já poderia estar aposentada, não precisa de apresentações!

                     Imagens extraídas do Informativo da ADPERGS - Sexta Edição




Dinda,

Tu és um exemplo de mulher e de profissional. Não escolhi o direito como profissão, às vezes acho que um dos teus maiores sonhos na vida era me ver formada em direito. Mas espero ser uma jornalista com pelo menos 10% da competência profissional que tu tens. E também espero que enquanto jornalista eu possa dar mais notícias boas do que ruins em reportagens que estejam ligadas a área do direito. Não fique brava por eu revelar tua idade. Tu não tens nenhuma plástica, nenhum botox, nada destas invenções que a medicina estética criou. As mais lindas expressões que uma mulher pode ter no rosto e no corpo são as do tempo. Tempo dedicado a família, ao trabalho, aos amores, a vida!
Parabéns pelo teu dia. Que a luta dos defensores continue. Vida longa a Defensoria Pública!


P.S: Dedico este texto a duas pessoas que foram importantes para a história da DPERS: Arminda Vitória e Tânia Cauduro.

6 comentários:

Fernando Calmon disse...

Muito emocionante!

Fernando Calmon disse...

Simplesmente emocionante!

EFEITO EM PANO disse...

Nathy, parabéns pelo texto em que falas com o coração juntamente com muito profissionalismo.
Mari

Natália Vitória disse...

obrigada pelos comentário e sempre que puderem me visitem aqui!
beijos

Simone disse...

Não poderia esperar outra coisa a não ser estas belas linhas, vinda do fundo d'alma.
Começo-te desde pequenina e a cada dia minha admiração cresce mais e mais.

Fabiana disse...

Oi, Nati!

Super bacana a tua homenagem à dinda!
Achei o teu blog, já li oum bocado, e ele está ótimo! Parabéns, guria!

Saudade de tu!
Beijo da Fabi