sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bastidores


Essa noite sonhei que estava num lugar tipo um ginásio, bem grande, com vários lugares pra sentar. Era dia, uma tarde qualquer, o sol estava forte ainda. Atrás da pista central tinha um espaço, que foi feito de camarim, grande também. Algumas pessoas estavam ali, nenhuma eu conheço "na vida real", mas no sonho conhecia todas. O povo tava se arrumando porque mais tarde iniciaria a apresentação de uma peça. Era infantil (não tenho certeza....sabe como são sonhos...), mas era um musical.

Eu não tinha noção das coisas, tava ali de "supetão", mas tinha uma confiança no que estava fazendo. O que achei mais interessante, ao lembrar do sonho, é que os figurinos eram com roupas gigantes, tipo umas tunicas brilhosas, mais ou menos como as roupas dos bonecos de Olinda. E além disso todos os atores usavam uma cabeça, sabe aquelas de boneco, com um rosto feito de material??

Porém eu estava na frente de um espelho pintando minha cara (e pensava: se vou usar uma cabeça porque estou pintando o rosto? E continuava pintando. Só que o meu pancake* não era branco, não era uma maquiagem, era chocolate. Era tipo um chocolate derretido, marrom bem clarinho, e eu espalhava com uma esponjinha por todo meu rosto... Enquanto fazia isso pensava aflita: "Putz, não sei nem a primeira frase desta peça" (Aliás, nem sabia como tinha ido parar ali). Depois fui olhar o texto, e disse "foda-se", vamos na improvisação, no chamado "carão", quando tiver música canto junto com todo mundo...

A partir daí não lembro mais do sonho... Mas acho que entendi alguns signos dele.


*Pancake é um produto tipo pó compacto que nós, mulheres, usamos pra se maquiar. Mas no teatro ele é diferente. Os melhores, e ideais, são os em pó, pois vem com uma esponjinha que a gente molha na água, passa no pó e espalha por todo rosto. Aquilo fica sequinho e unifome na pele, sem o risco de escorrer e estragar a maquiagem. Um exemplo: no Tangos e Tragédias os atores usam um pancake branco. O Fernando Anitelli, do O Teatro Mágico, também usa. Aliás, todos os clowns (palhaços no teatro) usam. Não é Minancora, nem Hipoglós, viu? (Eh que quando era criança, e já me encantava por teatro, achava os atores usavam pomada....hehehe)

Nenhum comentário: