terça-feira, 31 de março de 2009

Um stop para o desabafo

Dando sequência ao debate sobre diploma em jornalismo a Soninha me indicou dois artigos sobre o assunto. Um eu já li, o outro, assim que der tempo, ainda hoje, eu vou ler. E como prometido quero publicar aqui minha opinião.

Só dei um stop, estou num corre danado. E justamente por causa deste corre danado mais interrogações surgem. Entre elas: Ingressei no jornalismo em 2005. Além da academia dei sorte (sorte nada, me desculpem, mas foi competência mesmo) de pegar no primeiro semestre um estágio na TVE. Ou seja, passei a viver teoria e prática. Porém deixei pra trás um ano (dois semestres) do curso de Turismo com enfase em hotelaria, mais do que isso, dexei pra trás cerca de cinco anos de Teatro.

A não exigência de diploma no Turismo (não sei se a profissão de Turismológo já foi regulamentada, naquela época não era e o mercado era cheio de picaretas) e nas Artes Cênicas não foram os fatores decisivos para eu abandoná-los. Inclusive tenho registro de atriz na carteira de trabalho, mas como meu próprio perfil relata me considero uma "quase atriz". Eu nunca coloquei os pés numa faculdade de Cênicas, fiz diversos cursos, participei de Cias de Atores, fiz alguns trabalhos e tirei o registro. Porém só tirei o registro porque na época eu iria fazer uma temporada no Rio de Janeiro, e lá é obrigatório os atores serem registrados. Fiz isso por obrigação, achava um absurdo, me sentia "assinando em baixo" do que, principalmente, a Globo faz, pegando popozudas, BBB's, e enfiando nas novelas, no cinema, nos teatros, ao invés de tanta gente boa que inclusive tive a oportunidade de trabalhar.

Bueno, desde 2005 não é nada facíl, nem pra mim, nem pra minha família, me manter dentro de uma universidade. Nunca fiquei parada, são estágios, freelas, trabalhos. Trensurb, ônibus (as vezes mais de dois). E acho que tenho cacife pra falar que tem muita gente que tem diploma e sabe menos que eu no quesito vida. Tenho certeza que a vida sim é a grande escola. E mesmo sabendo que meu esforço vale a pena, confesso, a minha grande pergunta é: isto tudo realmente vale(u) a pena?

P.S: O TEXTO ESTÁ COM VÁRIOS ERROS DE PORTUGUÊS, ALGO IMPECÁVEL, MAS ESCREVI CORRENDO. DPS ARRUMO...FUIII

Um comentário:

Soninha disse...

Natália, veja bem!
Eu acho que tudo valeu à pena, sim. E, te juro, que se eu tivesse oportunidade de concluir a faculdade, o faria.
Não nego o conhecimento acadêmico. De forma alguma. Mas ele não é determinante para formar o bom jornalista, nem tecnicamente e, menos ainda, do ponto de vista ético. Exemplos não faltam.
O que eu acho é que não dá para entrar em canoa furada.